A grande visibilidade pública do edifício, que decorre da proximidade ao IC2, torna este projeto particularmente exigente no que concerne à sua relação com a envolvente e impacto da imagem exterior. Razões acrescidas que evidenciam a necessidade de projetos de qualidade, num sector que frequentemente tem descurado o “desenho” das suas instalações, tantas vezes com exemplos desoladores para a nossa paisagem.



PRÉMIO NACIONAL DE ARQUITETURA EM MADEIRA - PNAM 2013

MAIO 2013


ARQUITECTURAS ILIMITADAS vai participar na Edição 2013 do PRÉMIO NACIONAL DE ARQUITETURA EM MADEIRA, promovido pela AIMMP -Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, que tem por objetivo promover as obras realizadas em Portugal que incorporem, de forma relevante, o uso da madeira na sua construção.

A obra a apresentar foi construída em 2011 na Praia Azul, freguesia de Silveira no concelho de Torres Vedras, tendo por base um projeto desenvolvido em parceria com o arquiteto José Simões Neves.

Trata-se de um pequeno edifício (“apoio de praia simples”, recorrendo à terminologia dos POOC - planos de ordenamento da orla costeira), que foi implantado sobre a linha de praia e que incorpora ,além de alguns espaços afectos às atividades balneares, um estabelecimento de restauração e bebidas.

A imagem do edifício remete para a memória das “barracas de praia”, outrora tão comuns nas nossas praias, que eram construídas com recurso a um sistema construtivo muito simples, de encaixe/ligação de peças lineares de madeira -“paus”- muitas vezes protegidos por pintura a branco ou multicolor.



PROJECTO DE REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO DEP. COMERCIAL DELTA CAFÉS EM COIMBRA

+ NOTICIASNoticias_Antigas.html
ATELIERAtelier.html
SERVIÇOSServicos.html
CONTACTOSContactos.html
PROJECTOSProjectos.html

NOTÍCIAS

© 2011 Todos os direitos reservados

AI Arquitecturas Ilimitadas, Estudos e Projectos, Lda

ABRIL 2013


Dando continuidade a uma já longa relação de trabalho com o Grupo NABEIRO, a ARQUITECTURAS ILIMITADAS está a desenvolver o projeto para as Novas Instalações do Departamento Comercial de Coimbra da DELTA CAFÉS, a implantar na zona industrial de Eiras-Pedrulha, na periferia da cidade de Coimbra.

O novo edifício, com cerca de 3000m2 de área de construção, irá incorporar áreas de armazém, serviços técnicos e serviços comerciais, indispensáveis à consolidação e crescimento da atividade desta empresa no distrito de Coimbra.

O edifício, de natureza industrial, apresentará uma linguagem sóbria e contemporânea, pontuada por elementos arquitectónicos de destaque e de valorização da imagem corporativa da empresa.

         

CONJUNTO COMERCIAL “LOJA ALENTEJO” EM ELVAS - ÁREAS EXTERIORES

JUNHO  2013


Depois de em 2006 termos desenvolvido o projeto de reconversão do edifício existente – uma antiga oficina/concessionário automóvel, a ARQUITECTURAS ILIMITADAS foi agora, convidada para desenvolver o projeto de reformulação das áreas exteriores – arruamentos/estacionamentos, mobiliário urbano e estruturas de ensombramento e plantações - antecipando a provável desativação do posto de abastecimento de combustíveis ali localizado.


A recente classificação das fortificações muralhas e aqueduto de Elvas como património mundial pela UNESCO e a localização privilegiada do edifício numa das principais vias de acesso à cidade, precisamente defronte do Aqueduto da Amoreira, são condicionantes que exigem uma adequada resposta do projeto que terá, necessariamente, de ser submetido à apreciação da Direção Regional de Cultura do Alentejo.


Para além da intervenção nos espaços exteriores, será proposta a beneficiação da imagem da fachada do atual edifício, com a introdução de elementos arquitectónicos para proteção solar e integração da sinalética e publicidade exterior das atividades comerciais aí instaladas.