CUSTO DO PROJECTO


Os honorários de projecto reflectem a complexidade, volume, prazo de execução e outros factores específicos, inerentes à elaboração de um determinado projecto.

Só após um reconhecimento e esclarecimento prévio destes aspectos será possível formular uma proposta de trabalho credível e assente em aspectos objectivos.

Não existem tabelas oficiais para o cálculo de honorários de projecto. O custo do projecto é calculado com base no volume de obra (área de construção x custo/m2) afectados do grau de complexidade ou prazo de entrega exigido. O pagamento dos honorários é fraccionado em 4 a 6 prestações, que habitualmente coincidem com as fases do seu desenvolvimento.

O mercado de projecto é livre e concorrencial, sendo possível obter propostas profundamente díspares. Importa por isso, avaliar detalhadamente o seu conteúdo: estudos e projectos considerados, exclusões, fraccionamento dos honorários, custos de alterações, prazos, faseamento, custos com deslocações e assistência à obra. Só uma análise atenta e detalhada destes aspectos pode permitir comparar de forma conclusiva as diferentes propostas e respectivos valores.


A Portaria Nº 701-H/2008, define as “Instruções Para a Elaboração de Projectos de Obras Públicas”, que, em larga medida, pode servir de referência aos projectos de empresas e particulares no que concerne aos conteúdos das diferentes fases de projecto, fraccionamento dos pagamentos, alterações e repetições de projecto, categorias de obras etc.


ATELIERAtelier.html
SERVIÇOSServicos.html
CONTACTOSContactos.html
PROJECTOSProjectos.html

© 2011 Todos os direitos reservados

AI Arquitecturas Ilimitadas, Estudos e Projectos, Lda

NOTÍCIASNoticias.html